À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/09/2010

Fenprof alerta que são cada vez mais os professores contratados a prazo

No arranque do ano lectivo, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apresentou um guia de sobrevivência para contratados com o objectivo de alertar para precariedade no sector.

No primeiro dia do ano escolar, um dia em que muitos docentes se apresentam nas escolas, a Fenprof lança um «Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado e Desempregado».

O sindicato dos professores avisa que são cada vez mais os professores contratados a prazo por isso decidiu lançar um livro que pretende sacudir consciências e ajudar a sobreviver à precariedade, que para a Fenprof só tem uma solução.

«A estabilidade só se alcança, quer para um professor, quer para as escolas, com a integração dos professores nos quadros», declarou Mário Nogueira.

Mas, o secretário-geral da Fenprof garantiu que entre o primeiro dia de 2007 e o último dia de Agosto deste ano, apenas ingressaram nos quadros 396 professores. Por isso, Mário Nogueira deixou um aviso.

«É natural que 2010/2011 não seja um ano [lectivo] caracterizado pelo desemprego em massa mas sim por uma precariedade brutal. Vamos ter nas escolas 50 mil professores contratados, precários, sem direitos e que no final do ano podem ir para a rua», afirmou.

O dirigente relembrou que em 2006 foram contratados cerca de 2700 professores, sendo que este ano o número subiu para mais de 13800.

O «Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado e Desempregado» tem agora uma primeira edição de cinco mil exemplares e será entregue em mãos nas sedes sindicais, onde por esta altura do ano se dirigem muitos professores para obter informações.

Mais tarde, serão feitas novas impressões para distribuir nas reuniões a realizar nas escolas, no âmbito da acção sindical.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1652982

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails