À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/09/2010

Preços sobem 1,6% na OCDE e 1,8% em Portugal

A taxa de inflação nos países da OCDE subiu 1,6 por cento em Julho, face ao mesmo mês de 2009, subindo dos 1,5 por cento observados em Abril, com Portugal a manter uma subida homóloga de 1,8 por cento.

De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), esta "pequena subida" na taxa de inflação deve-se essencialmente aos preços da energia, que subiram 6,2 por cento em Julho, e dos produtos alimentares, que cresceram 1,1 por cento no mesmo mês.

Em Junho, os aumentos nessas duas categorias tinham sido de 4,7 por cento e 0,6 por cento, respectivamente.

Excluindo as categorias alimentação e energia, os preços no consumidor no conjunto dos 30 países da OCDE subiram 1,2 por cento em Julho, ficando ligeiramente abaixo dos 1,3 por cento de Junho.

Em Portugal, os preços ao consumidor aumentaram 1,8 por cento face ao mesmo período do ano passado, com a energia a ficar 9,7 por cento mais cara e a alimentação a subir os preços em 8,8 por cento.

A Turquia, com um aumento de preços de 7,6 por cento, a Grécia, com mais 5,5 por cento, e a Islândia, com 4,9 por cento, foram os países com maiores aumentos de preços.

Na Alemanha a inflação registou um aumento de preços de 1,2 por cento e na Inglaterra de 3,1 por cento. O Japão manteve a tendência de deflação de 0,9 por cento, um terreno em que a Irlanda entrou no mês de Julho, com os preços a diminuírem 0,1 por cento.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1652146

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails