À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/09/2010

Eurostat motiva «alerta»

«Os números mais recentes relativos à taxa de desemprego, divulgados hoje pelo Eurostat, revelam que Portugal entrou em alerta vermelho», comentou a CGTP-IN, numa nota de imprensa divulgada a 31 de Agosto.

A central ressalva que «estes dados subestimam a verdadeira dimensão do desemprego» mas salienta que, «ainda assim, indiciam que, a continuar esta tendência de agravamento do desemprego, a meta do Governo para este ano (9,8 por cento) será certamente ultrapassada».

Dos dados do gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, a Inter destaca que a taxa de desemprego de Julho (10,8 por cento) representa mais 0,8 pontos percentuais do que em Julho do ano passado, com Portugal a manter valores superiores aos da UE27 (9,6 por cento) e a ocupar o quarto lugar entre os países da Zona Euro. A central assinala ainda que «foram revistos os valores relativos aos meses anteriores, todos no sentido da alta, destacando-se Maio e Junho, meses em que a taxa de desemprego atingiu o máximo histórico de onze por cento».

A situação das mulheres e dos jovens «é particularmente preocupante», com taxas também superiores à média da UE27.

«Estes números demonstram o falhanço das políticas seguidas até agora e tenderão a agravar-se, se o Governo do PS, com o apoio do PSD, insistir na continuação da implementação do Programa de Estabilidade e Crescimento» submetido a Bruxelas, previne a CGTP-IN.

http://www.avante.pt/pt/1918/trabalhadores/110317/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails