À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/09/2010

Falência aumentaram 51% em 2010

De Janeiro a Agosto, Lisboa foi o distrito onde mais aumentaram as falências (12%).

As falências em Portugal aumentaram 51,2%, nos primeiros oito meses do ano, face ao período homólogo, de acordo com os dados da seguradora de créditos, Coface.

Em Agosto, houve uma quebra brusca no número de insolvências, 52% face ao mês anterior, ou seja houve 264 insolvências contra os 550 processos de falência registados no mês anterior. Um sinal de que as empresas nacionais ainda estão a ser vítimas das consequências da crise económica que parece persistir no tecido empresarial, apesar de o Produto Interno Bruto ter crescido 1,4% no segundo trimestre em termos homólogos.

Os primeiros meses de Verão foram os mais quentes em termos de falência de empresas. Casos como os supermercados Alisuper, ou a mítica Papelaria Fernandes, Grupo Charles encheram as páginas dos jornais e ajudam a justificar a subida de 51% dos processos face aos primeiros oito meses de 2009.

Numa análise distrital, Lisboa apresenta o maior crescimento dos processos de falências (12%), ainda que o maior número de insolvências, de Janeiro a Junho, se tenha verificado no Porto, com um total de 859, contra os 665 que se verificaram em Lisboa.

http://economico.sapo.pt/noticias/falencia-aumentaram-51-em-2010_98192.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails