À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/08/2010

CGTP quer aumentos salariais de 3,5 por cento no próximo ano

A CGTP divulga hoje a sua política reivindicativa para 2011, que inclui uma proposta de aumentos salariais de 3,5 por cento, segundo documento a que a agência Lusa teve acesso.

A Intersindical considera indispensável que os aumentos salariais do próximo ano tenham em conta a inflação prevista para 2011 (dois por cento), a produtividade média na economia (1,4 por cento), a reposição de perdas de anos anteriores, a aproximação ao salário médio da União Europeia e o agravamento dos impostos sobre o rendimento do trabalho.

“Estes indicadores demonstram que, a cumprirem-se, o aumento salarial abaixo de 3,5 por cento não assegura uma justa distribuição da riqueza”, diz a proposta, que foi discutida ontem pela comissão executiva da Inter, e a que agência Lusa teve acesso.

O aumento de 3,5 por cento é proposto sem prejuízo de adaptações às condições objectivas dos sectores e das empresas.

Para as empresas com salários mais próximos do salário mínimo, a CGTP reivindica um aumento mínimo de 25 euros.

A central sindical considera que o crescimento dos salários é necessário para melhorar as condições de vida e para estimular a actividade económica.

A proposta reivindicativa da Inter tem como base uma análise da situação económica e social do país, que levou a central sindical a defender a necessidade de novas políticas que assegurem o crescimento económico, a criação de emprego de qualidade e o combate ao desemprego e à precariedade.

A melhoria da protecção social e o combate às desigualdades são outras das reivindicações da CGTP, que defende ainda a necessidade de tornar o sistema fiscal mais justo.

http://economia.publico.pt/Noticia/cgtp-quer-aumentos-salariais-de-35-por-cento-no-proximo-ano_1453647

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails