À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/08/2010

Prestação da casa sobe em Setembro para todos os contratos

Os dois milhões de contratos de crédito à habitação associados a taxa variável vão ficar mais caros a partir de Setembro.

Os cerca de dois milhões de contratos de crédito à habitação associados a taxa variável vão ficar mais caros a partir do próximo mês. Pela primeira vez desde 2008, as famílias com empréstimos indexados à Euribor a 12 meses não vão escapar ao agravamento na factura a pagar ao banco mensalmente, acompanhando a tendência de subida já registada nos empréstimos dependentes da taxa a três e a seis meses. Setembro marca assim o arranque do aumento das prestações de todos os contratos de crédito à habitação.

Segundo os cálculos do Diário Económico, os empréstimos associados à Euribor a 12 meses, cuja revisão ocorra em Setembro, vão encarecer em cerca de 7 euros mensais. Este aumento reflecte à subida mensal da Euribor a 12 meses, que até 27 de Agosto, se fixou em 1,422% e que compara com 1,334% no mesmo mês do ano passado.

Na simulação foi utilizado o exemplo de uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a 12 meses e acrescido de um ‘spread' de 1%. Neste caso, na última revisão do contrato de crédito à habitação, em Setembro de 2009, a prestação era de 579,82 euros. Com a subida das taxas de juro, a mesma família, no próximo mês vai passar a pagar uma prestação de 586,62 euros, ou seja, mais 6,8 euros por mês. Em termos anuais, traduz-se em mais 84 euros.

Caso esta família, em vez de ter o empréstimo indexado à Euribor a 12 meses, tivesse optado pela taxa a três meses, os encargos mensais seriam mais pesados. Em Junho, e tendo como base a média mensal do mês anterior, a prestação do crédito era de 531,25 euros. Com a média mensal da Euribor a três meses a aumentar para 0,896% em Agosto, a prestação vai fixar-se em 546,66 euros no próximo mês, o que significa um aumento de 15,41 euros. Ou seja, mais 46,50 euros até à data da nova revisão.

http://economico.sapo.pt/noticias/prestacao-da-casa-sobe-em-setembro-para-todos-os-contratos_97898.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails