À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/08/2010

Já faliram 114 bancos nos EUA

Sexta-feira fecharam quatro instituições. As autoridades dizem que o número pode aumentar para 140 até ao fim do ano

O encerramento de quatro bancos norte-americanos na passada sexta-feira elevou para 114 o número total de instituições de crédito bancário que entraram em falência em 2010. A revelação foi feita ontem pela Federal Deposit Insurance (FDI), entidade que zela pela garantia dos depósitos no sistema bancário.

De acordo com este organismo - que responde directamente perante o Congresso dos Estados Unidos -, a insolvência destas quatro instituições representa um esforço adicional de 400 milhões de dólares (cerca de 314 milhões de euros) no fundo de garantia que é gerido pela FDI.

A imprensa norte-americana avançava ontem que, só o fecho do ShoreBank, de Chicago, com activos de balanço no valor de 2,16 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) e depósitos de 1,5 mil milhões (1,1 mil milhões de euros), custará perto de 368 milhões (289 milhões de euros) ao fundo de garantia.

As outras três entidades encerradas pela FDI são mais pequenas: trata-se do Imperial Savings & Loan (Vancouver), o Community National Bank e o Independent National Bank, estes dois últimos na Florida.

A FDI admitiu já, segundo a imprensa norte-americana, que até ao final do ano o número de falências bancárias naquele país pode chegar a 140 instituições. Um número que, a confirmar-se, será o mais elevado dos últimos 18 anos, durante a crise de poupanças e empréstimos registada em 1992.

O sector bancário norte-americano entrou numa grave crise em Julho de 2008, com a falência do centenário banco Lehman Brothers, na sequência da crise do subprime. Desde então, já faliram nos Estados Unidos perto de 200 instituições financeiras.

http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1646038

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails