O crescimento de 2,6% do produto bancário comercial e a redução de 3,2% nos gastos operacionais explicam a progressão dos lucros do Montepio em 2009, tal como o forte crescimento dos resultados dos mercados (subida homóloga superior a 300%).
O produto bancário do grupo ascendeu a 449 milhões de euros, um aumento de 9,6% face ao ano anterior, enquanto o activo líquido registou um acréscimo de 2,3%, para 17,2 mil milhões de euros.
Já as provisões e imparidades líquidas subiram 30%, ao passo que o rácio de eficiência foi de 50,5%, contra os 57,8% em 2008.
"A crise económica que atingiu fortemente as famílias e as empresas teve um impacto significativo nos níveis de incumprimento do crédito do sector, com o crédito e os juros vencidos do sector a crescerem em torno dos 45%", frisa o banco, acrescentando que o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias se situou em 3,4%.O rácio cost-to-income atingiu 55%, contra 62,35 no ano anterior, o que traduz uma melhoria de 7,3 pontos percentuais, em virtude dos "efeitos combinados da compressão dos gastos operacionais e da expansão do produto bancário", salienta o Montepio.
O rácio de solvabilidade do Montepio situou-se nos 13,25%, no final de 2009, com o rácio Tier 1 e o rácio Core Capital ambos em 9,51%.
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