A Macvila recuou no despedimento de 105 pessoas, mas estes trabalhadores podem, caso assim o entendam, "rescindir os contratos de trabalho por justa causa". A Comissão de Trabalhadores afirma que essa vai ser a opção. A Macvila tem um total de 221 trabalhadores e mais 187 pessoas a laborar para a Mactrading.
A Macvila entrou em processo de insolvência pedido, a 8 de Janeiro passado, por um cliente por uma dívida de cerca de 25 mil euros. A empresa começou por contestar, mas, depois, "pediu a anulação da contestação". A 15 de Fevereiro foi nomeado o administrador judicial e para o dia 20 de Abril está marcada a assembleia de credores.
Foi face a esta situação, que as operárias decidiram adoptar aquela posição. A decisão foi comunicada aos jornalistas por um dos elementos da Comissão de Trabalhadores (CT) que, em conjunto com todas as operárias, esteve reunido hoje com o administrador da insolvência nas instalações da unidade.
Carla Cunha explicou que "quem quiser continuar a trabalhar na Macvila pode fazê-lo, mas a administração já comunicou que não tem dinheiro para pagar salários aos 105 trabalhadores, logo quem quiser rescindir o contrato de trabalho, poderá fazê-lo".
Esta tarde decorre um plenário com todos os funcionários da Macvila e a administração "vai entregar uma carta em que é dado aos trabalhadores o direito de optarem por continuarem a laborar ou deixarem a empresa", disse ainda.
"Mas vamos decidir pela rescisão, porque já temos salários em atraso e ninguém quer arriscar continuar a trabalhar, porque sabemos que a Macvila não tem dinheiro para nos pagar", garante Carla Cunha.
Em relação aos operários dda Mactrading, Carla Cunha explicou que, esta semana, "devem receber mais um salário", dos dois que têm em atraso, mas o seu futuro ainda é incerto.A Mactrading apresentou-se à insolvência por dívidas de mais de três milhões de euros.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1423890
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário