À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/10/2009

Há mais 93 mil pessoas com subsídio de desemprego

Até Setembro deste ano, são 348 mil os beneficiários deste apoio do Estado. Naquele mês, os novos subsídios subiram 23% quando comparados com o ano anterior, tendo sido atribuídas 24 344 novas prestações.

O número total de pessoas que recebe subsídio de desemprego ascendeu, em Setembro, aos 348 mil, o que significa que existem agora mais 93 mil cidadãos a receber apoio da Segurança Social do que no ano passado. Do total de inscritos no IEFP, existem 32% que não recebem qualquer tipo de ajuda.

Os novos subsídios de desemprego retomaram a subida em Setembro, depois de uma queda de 18% em Agosto. Quando comparados com o mesmo mês de 2008, o número de requerimentos deferidos pela Segurança Social cresceu 23%, sendo atribuídas 24 344 novas prestações.

Estes números diferem dos apresentados na sexta-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que regista 510 356 desempregados, já que esta entidade regista o número de inscrições nos centros de emprego, enquanto a Segurança Social se refere ao número de pessoas que tem acesso aos subsídios.

Assim sendo, 32% dos inscritos no IEFP não têm trabalho nem acesso a este apoio ao desemprego. O número desceu em relação a Setembro do ano passado, quando a percentagem era de 36%. Isto acontece nos casos dos jovens que nunca trabalharam ou dos trabalhadores precários, que não cumprem as condições para a atribuição do subsídio estabelecidas pela Segurança Social.

O aumento de novos subsídios foi ainda maior quando comparado com os valores registados em Agosto: 36%. No entanto, esta subida é explicada pela descida registada naquele mês dos apoios deferidos pela Segurança Social, sendo o mês de 2009 que registou o valor mais baixo até agora: 17 897 novos subsídios.

Em termos médios, cada beneficiário recebeu em Setembro 462 euros, valor inferior ao registado no mesmo mês do ano passado, que foi de 466,21 euros. Em relação a Agosto, o montante atribuído também caiu ligeiramente, já que eram atribuídos 462,57 euros.

Quanto ao número de beneficiários do subsídio de desemprego por cidade, o Porto reúne o maior número, com 23%, ou seja, mais de 80 mil pessoas. Segue-se Lisboa que, com 64 mil indivíduos apoiados pela Segurança Social, tem 18,4% do total. Braga está em terceiro lugar nas cidades que reúnem mais beneficiados, com 10,7% (mais de 37 mil pessoas), segundo os mesmos dados.

D.N. - 25.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails