Os 430 trabalhadores da Delphi de Ponte de Sôr vão ser despedidos na sequência do encerramento da empresa, foi hoje, terça-feira, confirmado aos sindicatos.
"Foi-nos confirmado que a empresa vai encerrar a 31 de Dezembro e que os seus 430 trabalhadores vão ser despedidos e, infelizmente, não temos hipótese de fazer nada para inverter esta situação", disse à Agência Lusa Delfim Mendes, da Federação Intersindical da Quimica, Metalurgia e Indústrias Eléctricas, após uma reunião com a administração da empresa.
A Federação sindical (afecta à CGTP) vai pedir audiências ao ministro da Economia e ao presidente da Câmara de Ponte de Sôr para pedir que façam diligências no sentido de serem instaladas outras indústrias nas instalações da Delphi para criar novos empregos.
Os trabalhadores vão ser dispensados no âmbito de um despedimento colectivo e receberão uma indemnização que já tinha sido acordada em 2008.
Em 2008, aquando do anúncio da decisão de encerramento da fábrica, entidades sindicais e administração acordaram um valor de 2,3 salários por cada ano de trabalho, em termos de indemnização.
A unidade industrial, sedeada em Ponte de Sôr há 29 anos, é a maior do distrito de Portalegre, empregando 2,5 por cento da população do concelho.
A empresa produz apoios, volantes e airbags para vários modelos de veículos automóveis.
O encerramento da fábrica da Delphi de Ponte de Sôr é a 31 de Dezembro, data em que 300 trabalhadores da unidade da Guarda também irão para o desemprego.
J.N. - 27.10.09
Sem comentários:
Enviar um comentário