À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/07/2011

Em três anos há mais 21 mil desempregados jovens

Nos últimos três anos, o número de jovens desempregados engrossou em 21 mil pessoas. Segundo os dados divulgados ontem pelo Eurostat, em Maio existiam 127 mil desempregados com menos de 25 anos, o que representa uma taxa de 28,1%.Em Maio de 2008, existiam 106 mil jovens desempregados e uma taxa de desemprego de 18,9%. Desde que explodiu a crise financeira, marcada pela falência do Lehman Brothers, a tendência tem sido de subida.  Os últimos dados relativos a Maio deste ano apontam para um aumento de 0,2 pontos em relação ao mês anterior.
Os jovens têm sido um dos grupos mais castigados pelo agudizar da crise económica em Portugal, que fez disparar a taxa de desemprego. Actualmente, mais de um em cada quatro pessoas com menos de 25 anos não consegue encontrar emprego. Portugal é o quarto país da União Europeia com a taxa de desemprego jovem mais elevada. Acima apenas Itália (28,9%), Eslováquia (33,7%) e Espanha (44,4%).
Para o total da população, a taxa de desemprego mantém-se nos 12,4% desde Dezembro do ano passado. No mesmo mês de 2010 ela estava fixada nos 12%. As mulheres continuam a ser mais penalizadas no mercado de trabalho, com uma taxa de desemprego de 12,9%, enquanto o valor para os homens se encontra nos 12%. Ambos se mantiveram inalterados em relação ao mês anterior.
Tanto na zona euro como na União Europeia, a taxa de desemprego manteve-se inalterada em relação ao mês anterior, permanecendo nos 9,9% e 9,3%, respectivamente. A economia holandesa é aquela que regista um desemprego mais baixo, enquanto Espanha continua a ter a taxa mais elevada (20,9%), tendo voltado a aumentar em Maio.
 
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/cieco005839.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails