À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/07/2011

Dívidas a mais: 60 pessoas por dia pedem ajuda

São cada vez mais os funcionários públicos que recorrem ao Gabinete de Ajuda ao Sobreendividado da Deco. Ganham 1500 euros por mês e que têm, em média, cinco créditos por pagar. 
 É um número que não pára de subir. Por dia, em média, 60 pessoas recorrem à Deco, porque não conseguem pagar as dívidas. No primeiro semestre do ano, contactaram o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) mais de 10.700 portugueses. A lista tem sido engrossada pelos funcionários públicos, que este ano sofreram cortes salariais. 
“Os cortes ao nível da função pública tem levado a que muitas famílias entrem em situação de dificuldade. Em regra, estamos a falar de pessoas que, em termos profissionais, estão ligados ao ensino, à medicina ou até juízes”, refere Natália Nunes, coordenadora do GAS.

O número de sobreendividados acompanhados pela Deco aumentou 45% comparando com igual período do ano passado. São famílias com rendimentos superiores aos 1500 euros mensais e que têm, em média, cinco créditos por pagar.
A maior parte dos portugueses que batem à porta desta associação de defesa do consumidor já têm prestações em atraso e dívidas muito elevadas, sem qualquer possibilidade de reestruturação.
 
“Muitas das situações que nos chegam aqui já não têm qualquer viabilidade em termos de reestruturação, porque em regra as pessoas deixam passar demasiado tempo e quando chegam já estão em situação de incumprimento. Também porque o valor dos encargos das famílias é tão grande face aos rendimentos que têm, que não há qualquer viabilidade de reestruturação. Daí também o facto de terem sido mais de 10 mil famílias a pedirem-nos ajuda e nós só verdadeiramente em relação a 2112 famílias é que pudemos intervir”, indica Natália Nunes.

Olhando para o mês de Junho, e comparando com igual mês do ano passado, o número de sobreendividados passou de 875 para 1606.
Fátima Casanova

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=163632

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails