À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/07/2011

Milhares de jovens em piquenique contra a precariedade

Milhares de jovens deverão participar este sábado, em Lisboa, num piquenique contra a precariedade que a Interjovem, o Movimento 12 de Março, a Associação de Bolseiros e a Juventude Operária Católica pretendem tornar num espaço de debate e reflexão.
"Tendo em conta os contactos feitos, esperamos milhares de participantes de todo o país, e pretendemos que este encontro seja um espaço de debate e de reflexão sobre os problemas inerentes à precariedade", disse o coordenador da estrutura de jovens da CGTP (Interjovem), Valter Lóios, num encontro informal com jornalistas.
O piquenique contra a precariedade vai decorrer no Parque Eduardo VII ao longo do dia sob o lema "tomemos nas nossas mãos os destinos das nossas vidas".
A manhã será dedicada ao debate, com quatro mesas redondas temáticas organizadas por cada uma das estruturas envolvidas no encontro.
A Interjovem vai debater "a resposta necessária" a dar ao problema da precariedade e contará com a participação do secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, na sua mesa redonda.
Carvalho da Silva participará também, ao início da tarde, num debate geral sobre precariedade.
A Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) promove a discussão da alteração do Estatuto do Bolseiro.
Inês Zuber, dirigente da ABIC, disse à agência Lusa que existem cerca de 12 mil bolseiros directos da Fundação para a Ciência e Tecnologia de todas as idades, que estão a fazer doutoramentos e pós-doutoramentos, e muitos mais milhares de bolseiros de outras instituições, que perante a lei não são considerados trabalhadores mas que "produzem muita da produção cientifica do país".
O Movimento 12 de Março (M12M) pretende fazer um balanço dos protestos da chamada "geração à rasca".
João Labincha, do M12M, assegurou à Lusa que o movimento não tem estado parado na luta contra a precariedade depois da manifestação de 12 de Março, tendo já recolhido 10 mil assinaturas, juntamente com outras estruturas contra os recibos verdes, para pedir a discussão e aprovação de uma Lei Contra a Precariedade.
A Juventude Operária Católica (JOC) vai debater a dignidade dos jovens.
Elisabete Silva, coordenadora nacional da JOC, lembrou à Lusa que a precariedade laboral tem sido uma das preocupações desta estrutura laboral católica nos últimos anos por isso aceitou o convite da Interjovem para participar no encontro deste sábado.
O piquenique, que terminará com várias actuações musicais ao longo da tarde, servirá também para o lançamento de uma Carta Aberta contra a precariedade que será posteriormente entregue aos órgãos de comunicação social.
"A unidade que nasce neste encontro não vai terminar aqui", assegurou Valter Lóios acrescentando que o piquenique será "um ponto de partida" para outras lutas contra a precariedade.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1902681&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails