À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/06/2011

Riqueza por habitante em Portugal 19% abaixo da média da UE

PIB per capita dos Estados Membros varia entre 43% e 283% do valor médio desse indicador nos países da UE. Resultados apurados são estimativas preliminares para o ano de 2010.
O Produto Interno Bruto por habitante português, medido através do índice Paridade de Poder de Compra Padrão (PPS), representava em 2010 81% do valor médio desse indicador nos países da UE-27. O Luxemburgo é o país no qual essa medida de riqueza é mais elevada (ver nota metodológica), fixando-se nos 283%. Na Holanda, Dinamarca, Irlanda, Áustria e Suécia o PIB per capita é também superior a 120% do valor médio desse indicador nos países da UE-27. Na Roménia e na Bulgária este indicador situa-se abaixo dos 50%.


Se pertencessem à União Europeia, a Noruega e a Suíça teriam, respectivamente, o segundo e terceiro PIB per capita mais elevado. Entre os países europeus não integrados na UE analisados no Quadro 2, a Bósnia Herzegovina e a Albânia são os que apresentam para este indicador valores mais baixos: 30% e 29%.


   

Nota Metodológica: O elevado valor do PIB per capita do Luxemburgo é parcialmente explicado pelo facto de muitos dos seus trabalhadores não residirem no país. Embora contribuam para o PIB luxemburguês, estes trabalhadores não são contabilizados como fazendo parte da população residente do país, a qual é utilizada para calcular o PIB per capita.
http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=news&id=166

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails