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30/06/2011

Abandono escolar: valores negativos, apesar da recuperação

Portugal regista níveis de abandono precoce de educação e formação muito acima dos valores registados nos países da   UE-27 e da UE-15. Esta tendência é mais aguda junto da população masculina e nas regiões autónomas.  

A proporção da população portuguesa com idade entre os 18-24 anos cujo nível de ensino atingido era, no máximo, o 3º ciclo do ensino básico e que não se encontrava a estudar, situava-se em 2010 nos 28,7%: 32,7% no caso dos homens, 24,6% entre as mulheres – uma diferença de cerca de oito pontos percentuais, portanto. Em Portugal Continental, a região do Norte (NUTS II) é a que registava para este indicador piores resultados:  30,9%. Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira o valor é ainda mais negativo: 45,2% e 37,3%, respectivamente. A Região Autónoma dos Açores é a que apresenta uma maior diferença entre a taxa de abandono precoce de educação e formação masculina e feminina: a primeira é superior à segunda em 21,3 pontos percentuais.

Atentando no Gráfico 1, verifica-se que no conjunto de países da UE-27 apenas Malta apresentava, em 2010, níveis de abandono precoce de educação e formação superiores a Portugal (36,9% contra 28,7%). Espanha apresenta um resultado muito próximo do português: 28,4%. O quarto país com um resultado mais elevado é a Itália, embora bastante distante do verificado em Malta, Portugal e Espanha. O valor médio para os países da UE-27 situou-se nos 14,1%.

Em praticamente todos os países da UE-27 a taxa de abandono precoce de educação e formação masculina é superior à feminina. A Bulgária e a Eslováquia são as excepções à regra. Espanha, por seu lado, é o país no qual esta diferença é mais dilatada: 10,4 pontos percentuais.


A taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal diminuiu 16,2 pontos percentuais entre 1999 e 2010. Apesar dessa diminuição, o valor deste indicador em Portugal continua a assumir uma expressão bastante elevada comparativamente aos níveis verificados na UE-27 e UE-15: em 2010, a taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal era, respectivamente 14,6 e 13,2 pontos percentuais superior à registada em termos médios nesse conjunto de países. Em 2000, essa diferença era de, respectivamente, 26,0 e 24,3 pontos percentuais. O Gráfico 2 demonstra também que a diminuição anual do valor deste indicador em Portugal acentuou-se desde 2006.

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