À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/04/2011

Sindicato fala em pressões sobre trabalhadores por causa de greve

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio diz que há pressões sobre funcionários do Continente e do Pingo Doce para que estes aceitem trabalhar no feriado de 1 de Maio. 

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio revelou a existência de pressões sobre os trabalhadores do sector na sequência do pré-aviso referente a uma greve marcada para 1 de Maio.
Em declarações à TSF, um dirigente deste sindicato explicou que estas pressões estão a fazer-se sentir sobre funcionários dos grupos Sonae e Jerónimo Martins.
«As chefias estão a chamar os trabalhadores individualmente para fazendo-lhes ver e a pressionar que têm de trabalhar por senão são objecto de processos disciplinares e de castigo», afirmou Jorge Pinto.
Este sindicalista disse mesmo que nas lojas do Continente, pertencentes ao grupo Sonae, os trabalhadores estão mesmo a ser convidados a assinar um documento em que dizem estar de acordo a trabalhar neste feriado.
«No Pingo Doce, a pressão é doutro tipo: é reunir com os trabalhadores a dizer que têm de trabalhar senão são objecto de processos disciplinares e faltas injustificadas e que isso vai penalizá-los na apreciação que fazem no seu trabalho», disse.
Este sindicato entregou um pré-aviso de greve para este dia na quarta-feira para garantir que estes funcionários não trabalhassem no Dia do Trabalhador, um direito que está consagrado há vários anos.
Na base da convocação deste greve está uma alegada reunião entre a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e os patrões dos supermercados e hipermercados, onde focou decidido que estas superfícies abririam no Dia do Trabalhador.


http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1836624&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails