À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/04/2011

Portugal é o país da OCDE com mais desemprego de longa duração

Portugal era em 2010 o país da OCDE com maior percentagem de desempregados de longa duração, diz estudo.
De acordo com o documento, em pelo menos dez países (Canadá, Dinamarca, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Portugal, Reino Unido e os Estados Unidos) a proporção de desempregados de longa duração aumentou significativamente durante a crise.
Em Portugal, salienta o documento da OCDE, mais de 50% do total de desempregados em 2010 era de longa duração. Em 2007 esse valor estava abaixo dos 50%.
Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que Portugal terminou 2010 com mais de 600 mil desempregados.
O estudo da OCDE coloca a Hungria em segundo lugar em matéria de desemprego de longa duração, também com valores acima dos 50%, muito próximo de Portugal. A bater a linha dos 50 por cento estão países como Itália e Irlanda.
Em 2007 nenhum destes países chegava perto destas percentagens de desemprego de longa duração, registando valores abaixo dos 50%.
Em contraponto, a OCDE revela que um outro grupo de países registou uma quebra de desemprego de longa duração durante a crise tais como a Eslováquia, a Alemanha, a Republica Checa, a Grécia, a Polónia, a Bélgica, a Holanda e a Áustria.
Preocupações sobre a persistência do desemprego são particularmente pronunciadas em países que passaram por grandes aumentos no desemprego de longa duração e a OCDE aponta para a necessidade de apostar na formação durante este período.
Contudo, alerta, em países onde o espaço de manobra financeira é limitada pelas severas restrições orçamentárias (por exemplo, Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha), a intensificação dos programas de formação pode ser difícil.
O estudo revela ainda que apesar do elevado nível de desemprego os mercados de trabalho têm reagido bem face à magnitude da recessão económica, resultado que, acrescenta, se deve em parte a reformas para estimular o emprego.
Os últimos dados referentes ao desemprego nos países da OCDE retratam um decréscimo do desemprego revelando que no conjunto dos 30 países que formam a OCDE, o desemprego desceu para 8,2% em Fevereiro de 2011 face aos 8,3% registados em Janeiro. Portugal é o quinto pais com mais desemprego.
No final de Fevereiro de 2011 existiam 44,9 milhões de desempregados na zona da OCDE, o que representa um aumento de 14,3 milhões em relação a Julho de 2008.

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-o-pais-da-ocde-com-mais-desemprego-de-longa-duracao_116438.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails