À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/09/2011

Tsuzuki vai pedir insolvência e põe em causa 140 postos de trabalho

Os trabalhadores da têxtil Tsuzuki, em Vila do Conde, que estão em lay-off desde junho, já não devem regressar à empresa, que na próxima semana deverá avançar com o pedido de insolvência, pondo em causa 140 postos de trabalho.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Sectores Têxteis, Vestuário, Calçado e Curtumes do Distrito do Porto, a administração da empresa de Mindelo, Vila do Conde, que no início do ano parou devido ao corte de eletricidade, anunciou aos trabalhadores que "na próxima semana vai pedir a insolvência ao Tribunal de Comércio de Gaia".
 
foto Lisa Soares/Global Imagens
Tsuzuki vai pedir insolvência e põe em causa 140 postos de trabalho

 
Em declarações à Lusa, Palmira Peixoto adiantou que "a administração da empresa comunicou que não tinha encontrado nenhuma solução e que, na próxima semana, vai pedir a insolvência", realçando que os problema financeiros da Tsuzuki "são antigos", acumulando um passivo superior a 17 milhões de euros.
A têxtil Tsuzuki entrou em 'lay-off' a 22 de junho passado, por um período de quatro meses, o que, de acordo com a concelhia do PCP de Vila do Conde, foi justificado pelos "custos da matéria-prima imprevisíveis e não controláveis".
Segundo a sindicalista, os trabalhadores têm em atraso 25 por cento do salário do mês de maio, 30 por cento do mês de agosto (a segurança social paga os restantes 70 por cento do salário aos trabalhadores em lay-off) e o subsídio de férias.
A Lusa tentou contactar a empresa, sem sucesso.
A Tsuzuki já tinha suspendido a produção entre o final de 2008 e março de 2009, tendo, na altura, obtido um empréstimo da Caixa Geral de Depósitos.
Já no início do ano, a empresa de fiação voltou a ser notícia devido à paragem forçada pelo corte de eletricidade, motivada por uma dívida de 300 mil euros à EDP, que entretanto foi reposta e, neste momento, segundo os trabalhadores, voltou a ser cortada.
A Tsuzuki instalou-se em Mindelo em 1989, iniciando actividade em janeiro de 1991, depois de "uma pesquisa de mercado exaustiva e múltiplos contactos com entidades públicas e privadas do setor têxtil".
De acordo com a página da empresa, cuja última atualização foi feita em 2007, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Reino Unido são alguns dos mercados de destino dos fios da Tsuzuki. 

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20do%20Conde&Option=Interior&content_id=1998264&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails