À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/09/2011

DESEMPREGO ELEVADO EXIGE POLÍTICA ALTERNATIVA

A CGTP-IN considera os dados hoje divulgados pelo IEFP muito preocupantes. Apesar da época sazonal em que nos encontramos, mais de 533 mil desempregados permanecem inscritos nos centros de emprego de todo o país e quase metade não sem qualquer protecção no desemprego. Apenas 285 mil (54%) têm uma prestação de desemprego, quando há um ano eram mais de 340 mil (62%), o que significa que o número de beneficiários caiu 55 mil desde Agosto de 2010. Por outro lado, a não renovação dos contratos (41%) continua a ser uma das principais responsáveis pelo elevado desemprego existente.
Entretanto, a realidade é mais gravosa. Esta é apenas uma parte do número real de desempregados. Muitos não se inscrevem nos centros de emprego porque não encontram alternativa de emprego, porque esgotaram as prestações ou porque a elas não conseguiram sequer aceder devido às formas cada vez mais precárias de contratação.
A situação económica é de recessão, apontando as previsões para um agravamento no desemprego nos próximos tempos, o que a par de uma cada vez menor protecção no desemprego, poderá deixar muitos desempregados e suas famílias numa situação extremamente difícil.
O Governo não se pode eximir das suas responsabilidades, quer no agravamento da situação económica, quer no que diz respeito ao desemprego. As medidas do Governo no sentido de alteração da legislação laboral, com a facilitação dos despedimentos, a descida das indemnizações, bem como o aumento da desprotecção no desemprego são injustas, irracionais e têm que ser travadas.
Portugal precisa de uma política alternativa que desenvolva o sector produtivo, promova o investimento público e privado, assegure o crescimento económico para criar mais e melhor emprego, valorize o trabalho e respeite os direitos laborais e sociais dos trabalhadores, garanta uma justa distribuição da riqueza e dinamize a procura interna, combata a pobreza e as desigualdades.
Estas, sim, são propostas que respondem aos problemas dos desempregados, dos trabalhadores, da população em geral e do país.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 20.09.2011 

http://cgtp.pt//index.php?option=com_content&task=view&id=2226&Itemid=1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails