À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/09/2011

Bancos emprestam mais dinheiro para compra de acções

Rui Barroso

O crédito para investir em bolsa atingiu quatro mil milhões de euros no primeiro trimestre. Caixa e BCP são responsáveis por 75% desse valor.
Os bancos e intermediários financeiros registados em Portugal aumentaram a concessão de crédito para compra de activos financeiros. Segundo os últimos dados revelados pela CMVM, o montante concedido para investir nos mercados financeiros subiu 2,9% no primeiro trimestre de 2011 em relação aos últimos três meses de 2010, apesar das descidas acentuadas das bolsas. No total, estavam concedidos créditos no montante de 3,98 mil milhões de euros, valor equivalente a 8% da capitalização bolsista actual das cotadas do índice PSI 20.
O montante de crédito para investir na bolsa aumentou mais do que os empréstimos concedidos às empresas e às famílias. No primeiro trimestre, o valor acumulado de crédito concedido pela banca a particulares teve uma ligeira subida de 0,38% para 141,75 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal. Já o ‘stock' detido pela banca em crédito às empresas teve uma subida ainda mais anémica no primeiro trimestre do ano: 0,14% para 114,78 mil milhões de euros. Este desempenho tem levado as autoridades e os empresários a pedirem aos bancos para continuarem a financiar a economia real apesar das exigências da ‘troika' para desalavancarem os seus balanços.

http://economico.sapo.pt/noticias/bancos-emprestam-mais-dinheiro-para-compra-de-accoes_127353.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails