À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/03/2011

Intensifica-se mobilização para sábado: «Vai ser grande»

As estruturas do movimento sindical unitário prosseguem e intensificam nestes dias o esclarecimento e mobilização, mas a CGTP-IN confia que «vai ser uma grande manifestação».
Image 7035
Foi este o breve comentário que ontem, ao fim da manhã, fez Arménio Carlos ao Avante!. Este membro da Comissão Executiva da CGTP-IN reiterou os fortes motivos para que trabalhadoras e trabalhadores de todo o País convirjam num protesto comum, sábado à tarde, e informou ainda que os sindicatos estão a intensificar, durante esta semana e até amanhã, os plenários, reuniões, contactos e outras iniciativas, quer em empresas e serviços, quer com expressão pública.
Para a Fectrans/CGTP-IN, o mais recente anúncio de novos sacrifícios para os trabalhadores «aumenta ainda mais as razões» para estar na manifestação nacional e fazer de 19 de Março um «dia de indignação e protesto». A federação, num comunicado que emitiu ontem, recorda as lutas mais recentes no sector e refere que estão em marcha greves em várias empresas.
Também ontem, a Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom distribuiu um comunicado a apelar à participação na manifestação nacional, «para lutar com força e determinação contra uma política errada, injusta e incompetente».
A manifestação nacional foi decidida há um mês, pelo Conselho Nacional da Intersindical, apontando como principal objectivo a luta «contra o desemprego, as injustiças e as desigualdades, pela mudança de políticas».
A resolução política aprovada a 16 de Fevereiro – e que serviu de base aos dois folhetos centrais que nas últimas semanas foram distribuídos a nível nacional – destaca, na situação nacional, o «forte agravamento do custo de vida, associado a uma imposição de medidas previamente decididas pelo Governo em sintonia com os sectores patronais, no sentido de facilitar despedimentos, reduzir salários, acabar com a contratação colectiva». A CGTP-IN veio assim dar sequência à «justa e crescente mobilização dos trabalhadores para o protesto activo e a manifestação de indignação».

http://www.avante.pt/pt/1946/trabalhadores/113114/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails