À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/12/2009

Seixal - Exigido novo hospital até 2012

População e autarcas relembram urgência na obra.

A construção do Hospital do Seixal não pode sofrer mais atrasos. O aviso é feito pela população e autarquias do Seixal, Sesimbra e Almada, dado que o concurso público deveria ser lançado até ao final de 2009.

"É impensável que voltem a haver novos atrasos. Já se perdeu muito tempo", alerta o presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro. "É uma necessidade urgente. O hospital faz cada vez mais falta", adverte, numa alusão à falta de capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, que serve quase 500 mil utentes quando foi planeado para um universo de 180 mil pessoas.

"A actual ministra conhece muito bem as necessidades das populações de Seixal, Almada e Sesimbra. Tem uma responsabilidade acrescida", considera o autarca, lembrando que o acordo estratégico assinado a 26 de Agosto deste ano estipular que o concurso público para a construção da unidade de saúde, num terreno municipal situado no Fogueteiro, tem de ser lançado até 31 de Dezembro. "Já estamos próximo do final do ano e o concurso ainda não foi lançado", lamenta.

O sentimento de apreensão é partilhado pelos utentes. "Estamos preocupados e de sobreaviso, porque o prazo está a terminar e sabemos que a partir de dia 20 é difícil sair alguma coisa. Mas esperamos que a ministra da Saúde cumpra a sua palavra", diz o porta-voz das comissões de utentes, José Sales. "Não queremos que aconteça com o Seixal o que aconteceu com o Garcia de Orta, que quando foi inaugurado já não respondia às necessidades", frisa, alertando que a unidade de Almada já está, há muito tempo, sobrelotada. "Serve mais de 450 mil pessoas e ainda por cima é um hospital de referência para todo o Sul de Portugal", realça, justificando a necessidade de a nova unidade hospitalar ser construída dentro dos prazos. "Depois do concurso ser aberto, vamos continuar de sobreaviso até 2012 para que seja construído sem problemas", acrescenta José Sales, esperando que dois anos sejam suficientes para a edificação do hospital.

As chamadas de atenção são feitas publicamente esta tarde durante o Natal do Hospital do Seixal, uma iniciativa que atinge já a segunda edição. "É para ter lugar até que haja hospital. Esperemos que sejam poucos", refere o edil do Seixal, acrescentando que este "é também um momento de solidariedade dos artistas".

Tocarufar, Fyze, Dixit, Joana Mestre, Olga Villanova e Eduardo Santana são alguns dos mais de 20 artistas que marcam presença no Natal do Hospital do Seixal, que decorre das 15 às 18 horas na Sociedade Filarmónica Operária Amorense.

Com internamento e urgências 24 horas por dia, serviços reivindicados pela população há mais de dez anos, o Hospital do Seixal, que já tem aprovado o plano funcional, deverá estar concluído até ao final de 2012, como prevê o acordo estratégico.

O Ministério da Saúde diz que o processo está a decorrer. "Está neste momento a ser ultimado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo os termos do concurso para o projecto, que será lançado entre o fim do corrente ano e o início do próximo", garantiu ao JN o gabinete da ministra Ana Jorge.

J.N. - 12.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails