À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/12/2009

CGTP quer mais políticas de reforço da protecção social

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de mais politicas de reforço da protecção social num contexto de valorização do trabalho, criticando o aumento do salário mínimo por ter uma lógica «meramente existencialista».

No entender do secretário-geral da estrutura sindical, num contexto de crise como o que se vive actualmente, «é indispensável» a protecção do emprego e reforço da protecção social.

«Uma protecção social que tem de ser vista no contexto de valorização do trabalho e não uma protecção social numa lógica meramente existencialista que depois contamina as próprias politicas do emprego e dão ao emprego também uma noção de manutenção do emprego apenas para não provocar situações de ruptura e isto não chega», sustentou Manuel Carvalho da Silva.

O líder da CGTP-In falava aos jornalistas no final da audiência com o primeiro-ministro, José Sócrates, marcada para debater a preparação do Conselho Europeu que decorre a quinta e sexta-feira.

Neste contexto, Carvalho da Silva sublinhou que as decisões tomadas em torno do aumento do Salário Mínimo Nacional têm uma lógica existencialista.

«Não se coloca a actualização do salário mínimo apenas numa dimensão, que é importante, que é o combate à pobreza. Sim senhor, equacione-se o combate à pobreza mas integrado em políticas de protecção social que não sejam meramente existencialista», defendeu.

Por outro lado, acrescentou que o Salário Mínimo Nacional «tem de ser visto numa lógica de valorização do trabalho e não numa lógica que qualquer dia é também o Orçamento de Estado que ajuda as empresas a pagar o salário mínimo apenas para que as pessoas não vivam numa situação de miséria», criticou.

No final, questionado sobre os dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística e que reviram em baixa o crescimento da economia nacional de 0,9 para 0,7 por cento no terceiro trimestre, Carvalho da Silva apontou que «falar de 0,7 por cento é falar de estagnação» e reforçou com isso a ideia da necessidade de mais protecção social.

TSF - 09.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails