À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/12/2009

Pagamento de bolsas de estudo para alunos do 10º ano atrasadas

O pagamento das bolsas de estudo para os alunos do ensino secundário de famílias carenciadas, prometidas pelo Governo em Abril, estão atrasadas. Pelo que apurou a TSF mais de 25 mil alunos do 10º ano candidataram-se a esta ajuda e vão ter direito a ela.

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social promete começar a pagar as bolsas de estudo para os alunos carenciados do ensino secundário a partir de Janeiro.

Formalmente, as bolsas anunciadas pelo Governo começaram em Setembro, no início do ano lectivo, mas ainda não começaram a ser pagas.

Com os quatro meses de atraso nos pagamentos, em Janeiro as famílias do primeiro escalão, as mais carenciadas, devem receber cerca de 500 euros da Segurança Social.

Paula Duarte é apenas um caso: tem uma filha no ensino secundário e fez a prova de inscrição, como previsto, até ao final de Outubro.

Contínua à espera da bolsa de estudo, mas admite que são normais estes atrasos, e na Segurança Social ninguém lhe adianta uma data. Em resposta escrita à TSF, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social explica que o pagamento está previsto para Janeiro.

As bolsas de estudo para o ensino secundário foram anunciadas pelo Governo em Abril, na sequência do alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos.

Neste primeiro ano lectivo, a bolsa será entregue apenas a alunos do 10º ano. Os do 11º e 12º só recebem nos anos seguintes.

A nova bolsa triplica o abono de família aos alunos do ensino secundário com aproveitamento escolar e de famílias carenciadas. Quem está no primeiro escalão do abono de família recebe mais cerca de 90 euros por mês. As famílias do segundo escalão recebem perto de 70 euros a mais todos os meses.

Com os quatro meses de atraso nos pagamentos, em Janeiro estas famílias carenciadas devem receber mais de 500 euros da Segurança Social.

Por agora estão confirmados 25.555 alunos com direito a esta bolsa de estudo, num número que o ministério diz que pode «aumentar substancialmente aquando do tratamento massivo das provas escolares de 2009/2010», ainda em curso.

Abono de família em 2009

1º Escalão: 43,68 euros
2º Escalão: 36,23 euros

Abono de família com a bolsa de estudo para jovens com aproveitamento escolar no ensino secundário

1º Escalão: 138 euros
2º Escalão: 105 euros

TSF - 11.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails