À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/02/2009

Mais de 70 mil desempregados inscreveram-se em Janeiro nos centros de emprego

Os centros de emprego receberam em Janeiro inscrições de 70.334 trabalhadores desempregados, um aumento de 44,7 por cento em relação a Dezembro e mais 27,3 por cento na comparação com Janeiro do ano passado, anunciou hoje o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Todas as regiões registaram o aumento de pessoas à procura de empregos, com especial destaque para o Algarve, que representou 58 por cento dos inscritos em Janeiro, fruto da sazonalidade que se verifica no sector do turismo e que leva à dispensa de trabalhadores nesta época de fraca actividade turística na região. O Norte do país foi a segunda região mais afectada pelo fenómeno, tendo sido responsável por 28 por cento das inscrições nos centros.

Para o presidente do IEFP, estes dados não são uma surpresa, já que desde de Setembro do ano passado que se verifica o aumento do desemprego em Portugal. “O mês de Dezembro não foge à regra. Nesse mês, atingimos 447.966 desempregados” inscritos nos centros, afirmou à Rádio Renascença, Francisco Madelino.

O primeiro trimestre deste ano será, porventura, o mais sensível, já que é aí que se fará mais sentir a sazonalidade da actividade económica. “Quanto ao resto dependerá da evolução da situação macroeconómica internacional” que fará alterar o estado de coisas no futuro próximo, defendeu ainda Francisco Madelino.

Os números do IEFP indicam ainda que houve 8821 ofertas de emprego em Janeiro, um valor que traduz uma diminuição acentuada de 17,2 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, mas apresenta uma evolução favorável de 5,9 por cento na comparação com o mês precedente.

As colocações de emprego conseguidas foram menos de metade das ofertas disponíveis, totalizando 4219 empregos, menos 13,3 por cento do que em Janeiro de 2008, mas um aumento de 13,4 por cento face a Dezembro passado.
Público - 23.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails