À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/12/2011

Actividade económica e consumo em mínimos de sempre

Os indicadores de actividade económica e do consumo privado do Banco de Portugal estão no valor mais baixo desde que há registo: 33 anos.
O indicador coincidente da actividade económica caiu em Novembro 3,2% relativamente ao ano anterior, agravando a tendência negativa que se regista desde o início do ano. Já o indicador coincidente do consumo privado caiu 4,5%, o 12.º mês consecutivo em queda. Ambos os valores constituem mínimos negativos desde que há dados disponíveis (Janeiro de 1978).
O indicador coincidente da actividade económica é um instrumento de avaliação da conjuntura económica que agrega dados de várias fontes. Não é a mesma coisa que a evolução do PIB; o seu objectivo é medir a evolução da conjuntura económica, através da agregação de um conjunto de séries estatísticas, que incluem dados do PIB, de vendas de cimento e veículos pesados, de produção industrial, do mercado de emprego e inquéritos aos consumidores.
Já o indicador coincidente do consumo privado serve para medir a tendência de evolução do consumo das famílias. A sua variação não é necessariamente igual à do consumo privado. Segundo os dados hoje divulgados pelo BdP, a variação homóloga acumulada para os primeiros nove meses do ano do indicador coincidente da atividade económica foi -1,3% e a do indicador do consumo privado foi ainda mais negativo, -2,5%.

http://economico.sapo.pt/noticias/actividade-economica-e-consumo-em-minimos-de-sempre_133947.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails