À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/12/2011

Famílias gastam menos com alimentação e mais com a habitação


O reflexo da crise e das dificuldades, mudaram os hábitos das famílias. O INE revela que os gastos são cada vez menores na alimentação e lazer, e mais na habitação e transportes.
Resultados provisórios de um inquérito do INE às despesas das famílias, indicam que as famílias gastam em média 20.400 mil euros por ano. Mas é com a casa que os portugueses mais despesas continuam a ter.
O INE estima que 29 por cento da despesa anual média das famílias corresponde à habitação, seguem-se as despesas com os transportes, 14,5 por cento, e os custos da alimentação, 13,3 por cento.
Em quarto lugar surgem as despesas com hóteis, restaurantes e cafés, 10,3 por cento.
Este estudo do INE feito, de cinco em cinco anos, mostra que estas continuam a ser as despesas com mais peso no orçamento dos agregados familiares, sendo que comparativamente ao último inquérito os gastos com a habitação subiram 2,6 por cento e as despesas com os transportes cresceram 1,6 por cento.
Já com a alimentação, as famílias estão a gastar menos 2,2 por cento do que em 2005 /2006, e menos 16 por cento do que há 10 anos.
Rita Costa
 
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2190165

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails