À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/06/2011

Combater despedimentos

Em funções há cerca de sete anos, os trabalhadores contratados a prazo na Casa Pia de Lisboa, alguns deles formadores, foram informados, dia 3, pelo Conselho Directivo daquela instituição de que há a intenção de os despedir assim que caduquem os contratos. «Num momento em que a Casa Pia de Lisboa se debate com falta de pessoal, estes despedimentos são uma medida lesiva para o bom funcionamento da instituição», considerou o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, reclamando a revisão da decisão que considerou inaceitável, e salientando que aqueles funcionários são referência para os alunos.
Dez trabalhadores que estão há cerca de uma década no Instituto Politécnico do Porto, entre eles um com deficiência, pai há quatro meses, e outro, designer, ligado à instituição há mais de uma década, foram informados pela administração de que serão despedidos a 1 de Julho.
O Sindicato dos Jornalistas apresentou um documento, dia 1, aos partidos políticos, com propostas concretas para combater a precariedade nesta classe. Reafirmando «a determinação em combater este grave flagelo», o SJ propôs a consagração expressa do direito à sindicalização dos trabalhadores prestadores de serviços, e a possibilidade de se estabelecerem cláusulas, no contrato colectivo, que estabeleçam regras e limites a tal recurso, bem como uma tabela de valores mínimos dos serviços a contratar.

http://www.avante.pt/pt/1958/trabalhadores/114968/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails