À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/06/2011

Grécia paralisada devido a greve de funcionários públicos e outros

Os funcionários públicos de empresas estatais, portos e bancos iniciaram, esta quinta-feira uma greve de 24 horas e os trabalhadores dos hospitais públicos só trabalharão quatro horas em Atenas e Salónica.

Sob o lema "Revoltar-se contra a chantagem da União europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)" para protestar contra o novo programa de cortes, a Confederação de Trabalhadores de Grécia, que tem 1,5 milhões de filiados, convocou a greve para os trabalhadores das empresas que estão na lista das privatizações até 2015.
Os serviços ferroviários não funcionarão durante todo o dia, bem como o comboio que liga a capital ao aeroporto internacional de Atenas, "Elefterios Venizelos".
Os hospitais públicos funcionaram normalmente até às 10:00 locais (08:00 em Lisboa), hora depois da qual só atenderão casos de urgência.
Os funcionários dos bancos também foram convocados a unir-se ao protesto.
Simultaneamente, a União de Empregados Públicos (ADEDY), que representa 800 mil trabalhadores, convocou uma manifestação de protesto com o lema "não vendemos nada" para as cidades de Atenas e Salónica, a partir das 11:00 locais (09:00 em Lisboa).
Os transportes públicos em Atenas estiveram paralisados nas primeiras horas do dia.
Entretanto, os sindicatos ultimam os preparativos para a próxima greve geral de 24 horas, a 15 de Junho, a terceira deste ano e 15ª desde que a Grécia iniciou um programa de severa austeridade para equilibrar o défice orçamental, que a obrigou a recorrer a um pacote de resgate em forma de empréstimos.
Depois de um ano de dolorosos esforços, a Grécia vê-se forçada a adoptar novas medidas de cortes de gastos estatais, aumentos de impostos, encerramento de organismos públicos, privatizações e aluguer de bens imobiliários do Estado para alcançar a meta de reduzir o défice para menos de três do PIB por cento em 2014. 

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1874309&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails