À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/01/2011

Recibos Verdes: Novo código contributivo reduz salário real quase para metade

O novo código contributivo, em vigor a partir deste mês, vai reduzir, e muito, os ordenados de quem trabalha a recibos verdes.
Quem recebe actualmente, por exemplo, mil euros, vai passar a entregar ao Estado 21,5% (IRS) e 29,6% à Segurança Social. Isto significa que, com o novo código, os mil euros mensais rapidamente passam a 598 euros, noticia hoje o jornal i. O antigo código contributivo permitia que, em vez dos 598 euros, ficar com 620 euros.
Quem mais deverá sofrer com esta alteração são os jovens, já que são os que mais trabalham a recibos verdes. No entanto, o Governo defende-se dizendo que as próprias entidades empregadoras vão ser penalizadas por terem funcionários a recibos verdes. Diz o Estado que as empresas vão ter que pagar 5% para a segurança social sobre estes recibos, desde que excedam 80% do que o trabalhador ganha.
Outra das alterações do código contributivo é que deixa de permitir que seja o trabalhador a decidir o que quer descontar para a Segurança Social. A taxa passa a ser única, de 29,6%, em vez de oscilar entre os 24,6% do regime obrigatório e os 32% do regime alargado que vigorou até 2010. 

http://www.destak.pt/artigo/84274-novo-codigo-contributivo-reduz-salario-real-quase-para-metade

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails