À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2011

Portugal entre os países com menor crescimento do PIB

Portugal pode ficar este ano no 3ºlugar da lista dos países com menor crescimento do Produto Interno Bruto, só melhor que o Porto Rico e a Grécia, prevê a revista britânica The Economist.
Para a revista The Economist não há dúvidas que as previsões de José Sócrates vão falhar.
O Governo português estima que a economia cresça 0,2 por cento este ano, mas a revista britânica considera que 2011 será um ano de recessão de mais de um por cento.
Na lista ontem divulgada, e que contempla as estimativas para este ano, país a país, Portugal não só não cumpre a meta do crescimento como aparece entre os piores.
Porto Rico e Grécia ocupam os dois primeiros lugares e no terceiro lugar do pódio aparece Portugal.
Dos dez países com desempenho menos positivo, inclui-se ainda Espanha, sendo que no país vizinho a estimativa é de que a economia não cresça mais do que um por cento.
O estudo da revista The Economist, chama ainda a atenção para os países que estão a ser fortemente atacados pelos mercados de dívida, deste grupo fazem parte, Portugal, a par da Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.
No lado oposto da lista, os países emergentes aparecem em grande destaque: Qatar, Gana e a Mongólia lideram o que de melhor se espera para este ano, com taxas de crescimento económico que rondam os dez por cento.
A China está no sexto lugar dos países que mais deverão crescer em termos de Produto Interno Bruto (PIB), com um estimativa de quase nove por cento.
Ainda segundo a Economist, o crescimento da economia a nível mundial vai abrandar para os 2,5 por cento, depois de ter terminado 2010 com uma taxa de 3,5 por cento.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1749935

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails