À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2011

Crise capitalista nos EUA: Bancos em risco

Pelo menos uma centena de instituições financeiras norte-americanas encontra-se em risco de falência imediato, afirma o Washington Post. De acordo com o rotativo, muitos dos bancos em risco receberam, o ano passado, grandes somas de dinheiro do erário público.
No mesmo sentido, o Wall Street Journal estima em 98 o total de bancos que, apesar de terem sido bafejados com cerca de 4200 milhões de dólares pelo governo de Barack Obama, não vão conseguir escapar à bancarrota.
Os últimos sete casos de falência bancária custaram aos contribuintes norte-americanos 2700 milhões de dólares. A Casa Branca enviou, entretanto, agentes de fiscalização para 20 instituições a fim de supervisionar as respectivas administrações, mas a tarefa não se afigura fácil dado que, nos casos anteriores, os inspectores não conseguiram impedir o encerramento dos bancos, cujo ritmo em 2010 alcançou os 12 por mês.
No total, os 140 bancos falidos o ano passado nos EUA representaram perdas de 169 mil milhões de dólares, e a entidade seguradora dos depósitos da América do Norte perspectiva um ano pior em 2011, já que no último trimestre de 2010 mais de 700 entidades se encontravam em dificuldades.

http://www.avante.pt/pt/1936/internacional/112082/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails