À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/01/2011

Inflação na OCDE sobe 1,8% até Novembro, 2,3% em Portugal

A inflação nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico subiu 1,8% em Novembro, face a igual período de 2009, tendo em Portugal aumentado 2,3%.
De acordo com a OCDE, a média de 12 meses da inflação nos países deste grupo cresceu menos 0,1 pontos percentuais face ao registado no ano terminado em Outubro, 1,9 por cento.
A explicar este abrandamento está um menor crescimento dos preços da energia, que subiram 5,4 por cento até Novembro, comparado com o crescimento de 6,6 por cento registado no ano terminado em Outubro.
Em Portugal, os preços no consumidor subiram em média, no ano terminado em Novembro, 2,3 por cento, mais 0,5 pontos percentuais que a média registada para o conjunto de países da OCDE.
Os preços dos produtos alimentares cresceram 2,5 por cento nestes doze meses, menos 0,2 pontos percentuais do que a média da OCDE, tendo os preços da energia subido 8,7 por cento, contra os 5,4 por cento da média da OCDE.
Também nos restantes preços, excluindo os agrupamentos dos produtos alimentares e da energia, Portugal registou um valor superior à média da OCDE, com um crescimento de 1,4 por cento, contra 1,2 por cento da média dos países que pertencem à organização.
O Japão continua com o mais baixo crescimento deste indicador, registando em Novembro um crescimento dos preços de apenas 0,1 por cento, seguido da Suíça, com 0,2 por cento e da Irlanda, com 0,6 por cento.
No outro extremo está a Turquia, que viu os preços crescerem neste período 7,3 por cento, e o mais recente membro da Zona Euro, a Estónia, que apresenta um crescimento de 5,3 por cento nos preços, na média dos 12 meses terminados em Novembro.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1750077

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails