À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2011

Combustíveis: Preços nas bombas em Portugal não acompanham descidas nos mercados internacionais

Os preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas nos últimos quatro meses, à exceção de quatro vezes, apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.
Os dados Direção Geral de Geologia e Energia, que lista os preços deste combustível no continente, indicam que a 01 de setembro cada litro de gasolina sem chumbo 95 custava em média 1,357 euros. Desde então, a DGGE registou 14 subidas de preços à segunda-feira - o dia de referência - custando agora cada litro de gasolina 95 em média 1,48 euros (quase 13 cêntimos mais que em setembro, ou seja cerca de 9 por cento).
Assim, de 01 de setembro a 04 de janeiro, a gasolina 95 subiu 14 vezes à segunda-feira face à segunda-feira anterior, desceu três vezes e uma vez manteve-se inalterada.
As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.
No entanto, de acordo com a agência Bloomberg, que lista estes preços diariamente, a média semanal de preços da tonelada métrica de gasolina 95 nos mercados internacionais subiu 10 vezes e desceu sete. Ou seja, desceu menos vezes em Portugal do que nos mercados internacionais.
Nos mercados internacionais, a média semanal dos preços da tonelada de gasolina 95 caiu da semana de 06 a 10 de setembro para a seguinte e dessa para a seguinte. Também houve queda na média de preços em duas semanas de outubro que se traduziram numa semana com os preços inalterados em Portugal (1 de novembro) e uma queda de 0,1 cêntimos a 08 de novembro.
As quedas de preço na tonelada de gasolina 95 registadas em duas semanas em novembro e numa em dezembro tiveram como consequência um aumento do preço médio nas bombas em Portugal: Após duas semanas com os preços a cair internacionalmente em novembro, o litro de gasolina 95 subiu em média 0,7 cêntimos (a 29 de novembro) e 2,9 cêntimos na segunda-feira seguinte.
No gasóleo, os números indicam uma tendência semelhante: o preço médio na bomba em Portugal subiu 13 vezes desde início de setembro, desceu quatro e manteve-se inalterado uma vez. Já nos mercados internacionais a tonelada cúbica de gasóleo subiu 11 vezes na média semanal e desceu 6 vezes.
O litro de gasóleo custava em média 1,156 euros a 01 de setembro e custa agora 1,287 euros (um acréscimo de 9 por cento).
Quanto à tendência, os números parecem indicar uma subida: em setembro cada tonelada de gasolina 95 custava em média cerca de 710 dólares nos mercados internacionais enquanto agora custa cerca de 835 dólares (um acréscimo de cerca de 17 por cento). No gasóleo a tonelada custava em início de setembro cerca de 677 dólares e agora já vai em 796 dólares (mais 17,5 por cento).

http://noticias.sapo.pt/economia/info/artigo/1119162.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails