À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/01/2011

Professores preparam "grande manifestação de rua" para Março

Os professores admitem realizar em março uma "grande manifestação de rua" em Lisboa numa acção de protesto contra medidas relacionadas com salários e carreiras, emprego, estabilidade e precariedade, condições de trabalho e horários nas escolas.

A revelação foi feita à agência Agência Lusa por Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), no final de uma reunião do Secretariado Nacional daquela organização em Lisboa.
Mário Nogueira referiu que após receberem os seus "salários cortados", "perceberem que não estão a progredir na carreira" e que "muitos não voltam a ser professores", vai instalar-se na classe uma "revolta", devendo a contestação resultar numa "manifestação a nível nacional de todos os professores" em Lisboa.
A manifestação deverá ocorrer em março, mas o dirigente sindical não afastou a hipótese de poder vir a ser antecipada para fevereiro, devido à severidade das medidas.
A Fenprof vai reunir com os restantes sindicatos de professores e também tem agendada uma reunião a 13 de janeiro com associações de pais e de estudantes para encontrar "espaços de convergência" em defesa da escola pública.
O dirigente da Fenprof observou que a escola pública está a sofrer diversos "ataques" e que vai ser "muito mais mal financiada" do que a escola privada, sendo "fundamental" neste momento defender o ensino público.
Preocupada sobretudo com o problema do emprego dos professores, a Fenprof vai desenvolver uma série de iniciativas junto das escolas, com colocação de faixas a lembrar que o Governo quer despedir professores que fazem falta aos alunos.
A Fenprof entregou também uma petição no Parlamento com vários milhares de assinaturas pela realização de um concurso de fixação de professores, destinado a que contratados possam entrar nos quadros e movimentarem-se entre escolas.
Os professores vão também ser convidados a subscrever um postal dirigido à ministra da Educação no mesmo sentido, estando prevista uma concentração dia 03 de fevereiro em frente do Ministério dirigido por Isabel Alçada.
Entretanto, várias providências cautelares já foram interpostas nos tribunais administrativos contra os cortes salariais e outras tantas darão entrada muito em breve, numa acção a decorrer no plano legal e que a Fenprof acompanhará "de perto".
Mário Nogueira alertou que os cortes nos salários resultam de uma medida inconstitucional, pois as questões salariais são objecto de "negociação obrigatória" e estão contidos num acordo firmado entre os sindicatos dos professores e o Ministério da Educação em 08 de janeiro de 2010 e que era para vigorar nos próximos quatro anos.
"Para fazer uma alteração dos salários não basta dizer que o país está em crise", concluiu.

http://www.destak.pt/artigo/84279-professores-preparam-grande-manifestacao-de-rua-para-marco

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails