À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/05/2010

"Off-shores" com as maiores transferências de sempre

As transferências de investimentos para "off-shores" atingiram, no ano passado, valores que estão entre os mais altos de sempre. A conclusão foi apresentada, hoje, sexta-feira, de manhã, pelo economista Carlos Pimenta, que admitiu, em declarações aos jornalistas, que parte dessas transferências tenham origem em fraudes fiscais.

Participando numa conferência sobre o combate à criminalidade na Europa, que se realiza em Lisboa, o professor da universidade do Porto disse não ser ainda possível quantificar os valores dos investimentos transferidos em Portugal para "off-shores" mas destacou o facto de estes terem atingido valores que estão entre os mais altos de sempre. "Nunca saiu de Portugal tanto dinheiro para "off-shores", afirmou Carlos Pimenta.

Quanto à origem desse dinheiro, o professor de economia disse existir "uma fortíssima possibilidade de todo este investimento nos off-shores ter como fundamento a fuga ao fisco". Trata-se, explicou Carlos Pimenta, de "esconder às autoridades o circuito do dinheiro".

Admitindo a legalidade das operações, Carlos Pimenta disse ter suspeitas quanto a parte desses investimentos. "No mínimo, será uma enorme falta de transparência", acrescentou.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1580639

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails