À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/05/2010

Governo corta 40% dos estágios na Administração Pública

Vagas no Estado para licenciados reduzidas de cinco mil para três mil.

O programa do Governo que previa cinco mil estágios remunerados na Administração Pública para jovens licenciados até 35 anos, vai ser reduzido a cerca de três mil, apurou o Diário Económico.

O Ministério das Finanças decidiu manter o programa - anunciado o ano passado, por José Sócrates, a três meses das eleições legislativas - mas o Diário Económico sabe que nas últimas semanas chegou mesmo a ser ponderado o cancelamento da iniciativa devido a dificuldades no financiamento e tendo em conta as medidas de austeridade anunciadas para conter o défice. O programa de estágios iria custar 55 milhões de euros por ano aos cofres públicos, já que cada estagiário irá receber por mês cerca de 900 euros. Metade da verba cabe ao serviço e a outra metade ao Ministério das Finanças.

O Governo, porém, decidiu manter o programa, já que as cinco mil vagas previstas acabaram por não ser preenchidas, facilitando assim uma poupança de vários milhões ao Estado e evitando o fim do programa. Dos cerca de seis mil convites endereçados aos candidatos seleccionados, apenas 2.600 pessoas aceitaram integrar um estágio na Administração Pública, segundo dados a que o Diário Económico teve acesso.

A escassez de respostas aos convites para os estágios está relacionada com o desequilíbrio entre as várias zonas do País, já que se verifica uma grande concentração de estágios aceites em Lisboa, Porto e Coimbra, tal como uma preferência por determinados serviços do Estado, como é o caso da DGCI (Direcção-Geral dos Impostos).

A lista final de candidatos seleccionados devia ter sido publicada ontem, segundo a calendarização do programa, mas o Ministério das Finanças vai emitir um despacho que prorroga por uma semana a publicação da lista. O Diário Económico sabe que os candidatos já estão a ser informados de que terão mais duas oportunidades para aceitarem os estágios propostos, uma vez que serão feitas ainda esta semana duas rondas extra de convites antes de o Ministério finalizar o processo. A lista final de estagiários será publicada na próxima quarta-feira e os estágios começam a 1 de Julho, como inicialmente previsto.

http://economico.sapo.pt/noticias/governo-corta-40-dos-estagios-na-administracao-publica_90747.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails