À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/05/2010

CGTP fala em mais de 300 mil pessoas na manifestação

CGTP fala em mais de 300 mil pessoas na manifestação

18.26h - O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, discursou para os presentes na manifestação que decorre hoje em Lisboa, apelando à união dos sindicatos na luta contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo.

A CGTP fala em em mais de 300 mil manifestantes presentes no protesto de hoje.

17.25h - Presente na manifestação convocada hoje pela CGTP, o coordenador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã disse que "quando há crise o Governo retira medidas, como por exemplo na quinta-feira, que retirou medidas de apoio a 187 mil desempregados".

Para o bloquista, o Governo "beneficia e premeia a especulação, prejudica os desempregados ", enquanto "aumenta as dificuldades para as famílias".

"Por isso é tão importante que a CGTP tenha organizado esta manifestação, para as pessoas dizerem de sua justiça" e protestarem contra a aliança "Passos Coelho - Sócrates" que são "irresponsáveis", afirmou.

17.05h - O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que a adesão à manifestação convocada pela CGTP mostra ao Governo que os portugueses estão dispostos a lutar pelos seus direitos e não vão ficar calados.

Questionado sobre as afirmações do dirigente da UGT (ver artigo relacionado à direita), João Proença, de que esta manifestação irá comprometer a imagem de Portugal no estrangeiro, Jerónimo de Sousa afirmou que essa é a "posição de um vencido".

16.28h - A manifestação da CGTP arrancou hoje, pelas 16:00 do Marquês de Pombal em direcção à Praça dos Restauradores, com milhares de pessoas vindas de todo o país a responderem ao apelo da central sindical.

Com bandeiras e faixas em punho os manifestantes protestam pela avenida da Liberdade, em Lisboa, contra a actual situação do país. O desemprego, o aumento dos impostos, a baixa dos salários e o PEC são os principais "alvos" dos portugueses que estão no protesto.

15.50h - Bombos, apitos e cornetas começam a ouvir-se na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, a poucos minutos do início da manifestação convocada pela CGTP para protestar contra as medidas de austeridade.

Com autocolantes a dizer "Basta" nas camisolas e alguns a empunharem bandeiras, largas centenas de manifestantes já estão concentradas na Praça do Marquês, onde o desemprego, as medidas de austeridade e o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) dominam as conversas.

15.00h -
A CGTP convocou os trabalhadores de todo o país para a manifestação que hoje realiza em Lisboa contra as medidas de austeridade e prevê que este seja um dos maiores protestos de sempre.

O secretário-geral da Intersindical estima que participem "muitos milhares de trabalhadores" e que esta "manifestação poderá ser uma das maiores de sempre". Só o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) fretou 100 autocarros para transportar os seus associados que vão integrar a manifestação.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1581521

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails