À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/04/2010

Não à resignação!

A lápis

Em Portalegre, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração pública acusou, dia 13, a empresa Águas do Norte Alentejano, de ter realizado, a lápis, os testes de admissão de novos trabalhadores. Considerando que, deste forma, os resultados podem ser adulterados, o dirigente sindical, Jorge Ventura, considerou, em declarações à Lusa, tratar-se de «uma tentativa descarada de inserir na empresa as pessoas que interessam à administração».

Penosidade

Em Lisboa, a Assembleia Municipal recomendou, dia 13, ao executivo municipal do PS, que negoceie efectivamente, com os sindicatos, a reivindicada actualização do subsídio de penosidade e insalubridade, por actualizar desde 2002. Por este motivo foi cumprida uma greve nos dias 5, 6 e 7, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, ambos da CGTP-IN.

Groundforce

Um processo por substituição de trabalhadores a prazo, por temporários, na Groundforce, foi «finalmente aberto» pelo Provedor do Trabalho Temporário, Vitalino Canas, quase 15 meses depois de a Comissão de Trabalhadores ter, a 20 de Janeiro de 2009, formalizado uma queixa contra a Sociedade Portuguesa de Handling, a este propósito. «Há 19 meses, havia na empresa 583 contratados a termo e 262 temporário subcontratados, e hoje temos 153 contratados a termo e quase 600 temporários subcontratados», revelou a CT da Groundforce.

Greve

Na Assembleia da República, os funcionários parlamentares decidiram, dia 16, em assembleia geral, convocar uma greve, em data a definir, pela manutenção do seu vínculo de nomeação. Num comunicado, o Sindicato dos Funcionários Parlamentares recordou como o Conselho de Administração da AR aprovou, por unanimidade e com o apoio de todos os grupos parlamentares, uma proposta naquele sentido, mas aquando da sua apresentação, em plenário parlamentar, no dia seguinte, a 11 de Março, ela foi impedida com a retirada do apoio do PS.

Sotancro

Em protesto contra a negação de aumentos salariais e contra a suspensão de um trabalhador que é dirigente sindical, o pessoal da BA Sotancro, na Amadora, ia realizar ontem à tarde uma concentração, junto à fábrica, nas antigas instalações da Sorefame. Para o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, tinha razão o presidente do Grupo BA Vidro quando, há dias, agradecendo o prémio «Empreendedor do Ano», disse que «não estou certo que seja justo» recebê-lo. O STIV/CGTP-IN contesta que uma empresa altamente rentável, do sector do vidro de embalagem, com lucros de milhões que continuam a crescer, venha propor zero por cento, ao mesmo tempo que exige cada vez maiores ritmos de trabalho e exerce uma pressão insustentável sobre quem lá trabalha. A punição de Vítor Correia visa pôr em causa o exercício da actividade sindical e facilitar a investida contra os direitos e garantias dos trabalhadores, acusa o sindicato.

Cimpor

A moagem de Sines da Cimpor, a ser encerrada ou desactivada, no final deste mês, como a empresa decidiu, teria consequências muito negativas para os trabalhadores, a quem é apresentada apenas uma alternativa: mudar o local de trabalho para Loulé, a 150 quilómetros, com total desarticulação da vida de duas dezenas de famílias. Ao alertar para esta situação, o Sindicato da Cerâmica, Cimentos e Similares do Sul e Regiões Autónomas recordou que a moagem representou um investimento de 37 milhões de euros, há apenas sete anos, e que a Cimpor não está em situação difícil, bem pelo contrário, pois atingiu lucros de 237 milhões de euros em 2009, mais oito por cento que no ano anterior. Neste processo, a Comissão de Trabalhadores não foi consultada, contrariando assim a exigência legal.

Imigrantes

Um protocolo assinado dia 13 pela CGTP-IN e o ACIDI deverá fomentar o apoio aos imigrantes nos centros do Alto Comissariado e o seu aconselhamento à sindicalização, revelou a central.

http://www.avante.pt/breves.asp?area=4

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails