À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/04/2010

Merkel volta a impôr condições para emprestar dinheiro à Grécia

A chanceler alemã recordou que será complicado o processo de aprovação deste empréstimo no parlamento germânico e lembrou a necessidade de um plano credível por parte do governo grego.

A chanceler alemã voltou, esta sexta-feira, a impor condições para emprestar dinheiro à Grécia, tendo Angela Merkel considerado que não há razões para pressa no pedido de ajuda formulado pelo governo de Atenas.

Merkel chamou ainda à atenção para o complicado processo de empréstimo na Alemanha e lembrou que a Grécia terá de apresentado um «plano credível de poupança a negociar entre a Grécia, a Comissão Europeia e o FMI».

Após estas negociações, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI «terão de avaliar se a estabilidade do euro torna necessário implementar um programa de ajuda à Grécia».

«Só depois de cumpridos estes dois passos se poderá falar de ajudas concretas e sob o volume e as formas dessas ajudas», acrescentou Merkel, em declarações à imprensa.

A chefe do governo germânico indicou ainda que o contribuinte não irá ser sobrecarregado, uma vez que os oito mil milhões de euros que a Alemanha poderá emprestar sairão dos cofres de um banco estatal.

Apesar destas declarações, o ministro alemão das Finanças anunciou que iria analisar na próxima semana com a oposição a possibilidade de aprovar uma lei no parlamento que permita este empréstimo.

Entretanto, o presidente do banco central alemão já alertou para o perigo de outros países da Zona Euro serem arrastados na sequência deste empréstimo, sendo desejável que o FMI e a União Europeia tomem medidas preventivas.

Em Washington, Axel Weber confirmou que o «risco de contágio aumentou nas últimas semanas» e que muitos países «têm ainda défices públicos muito elevados».

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1551823

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails