À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/06/2011

Portugal tem a quinta inflação mais elevada do euro

Mafalda Aguilar   

O Eurostat confirmou hoje que a taxa anual de inflação na zona euro fixou-se em 2,7% no mês passado.
O gabinete de estatística europeu revelou hoje que os preços nos países que usam o euro subiram 2,7% em Maio, face ao mesmo mês de 2010, o que representa um abrandamento face ao aumento de 2,8% (a taxa mais elevada em dois anos e meio) registado em Abril. É a primeira desaceleração em nove meses. Este valor confirma a estimativa rápida avançada a 31 de Maio.
O abrandamento da inflação no mês passado surpreendeu os economistas sondados pela Bloomberg que projectavam uma manutenção da taxa nos 2,8%.
Apesar do abrandamento da inflação na zona euro, a taxa permaneceu pelo sexto mês consecutivo acima do limite de 2% em que a instituição liderada por Jean-Claude Trichet considera existir estabilidade de preços.
Em Maio, a inflação em Portugal atingiu os 3,7%, o quinto valor mais elevado entre os países do euro, ao lado da Áustria, segundo o Eurostat.
As taxas mais elevadas no euro pertencem à Estónia (5,5%), Eslováquia (4,2%), Chipre (4,1%), Luxemburgo (3,8%).
No relatório, o Eurostat destaca as subidas dos preços dos transportes (5,3%), da habitação (4,7%) e do álcool e tabaco (3,3%) na zona euro, no mês passado.
http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-tem-a-quinta-inflacao-mais-elevada-do-euro_120721.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails