À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/04/2010

Mexia e Bava vão continuar a receber prémios milionários

Accionistas da PT e da EDP ignoram recomendação do Governo e da Caixa Geral de Depósitos e aprovam política de remuneração que permite a entrega de bónus aos gestores

António Mexia e Zeinal Bava vão poder receber bónus e prémios em 2010, apesar dos esforços do Estado e da Caixa Geral de Depósitos, a mando do Governo, para cortar nas remunerações. Os accionistas das duas empresas aprovaram ontem a manutenção do sistema de remunerações proposto, sendo que em ambos os casos a proposta da CGD não chegou a ser votada em Assembleia Geral.

O presidente executivo da EDP, António Mexia, desvalorizou o facto de a Parpública, a Caixa Geral de Depósitos e alguns pequenos accionistas terem votado contra a proposta de remunerações: "não me preocupa quem votou a favor ou contra", comentou o CEO da EDP.

Na reunião de ontem, nenhum accionista pediu a palavra para contestar a proposta de remunerações e bónus de 3,1 milhões de euros do presidente da comissão executiva da empresa, disse à Lusa António Mexia.

"Este é um tema de que as pessoas gostam de falar, mas no ponto 6 não apareceu uma única voz discordante, pelo que não demorou mais de cinco minutos [a sua discussão e aprovação]", reforçou. Assim sendo, a manutenção do nível de remuneração do conselho de administração foi aprovado com 50,6% dos votos.

Também na PT foi aprovada a declaração da comissão de vencimentos sobre a política de remuneração dos administradores, sendo que não é possível saber qual a percentagem de votos contra ou a favor, explicou ao DN fonte oficial da operadora. Na reunião foi ainda votada favoravelmente a constituição de uma comissão ad hoc com a finalidade exclusiva de fixar a remuneração dos membros da comissão de vencimentos. "As funções serão exercidas de forma não remunerada", refere a PT, em comunicado à CMVM.

Os sindicatos dos trabalhadores da PT concentraram-se ontem em frente às instalações da empresa, em Lisboa, para reivindicar uma "melhor repartição dos lucros", exigir aumentos salariais para este ano e contestar as remunerações pagas aos gestores e principais accionistas.

Os principais sindicatos juntaram-se de "forma simbólica" na sede da PT, onde distribuíram documentos explicativos da situação na empresa a todos os accionistas que entravam para participar na assembleia geral. Um "início rápido da negociação salarial", que devia ter começado em Janeiro mas foi adiado para Maio, e "o compromisso da actualização dos salários de todos os trabalhadores", são as principais reivindicações.

http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1546247

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails