À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/04/2010

Espanha: Desemprego atingiu os 20% no 1.º trimestre

Espanha perdeu no primeiro trimestre deste ano 284 mil empregos, para um total de 4,5 milhões de desempregados (mais meio milhão do que em 2009), o que equivale a uma taxa de desemprego de 19,9 por cento.

Os dados foram divulgados hoje, em Madrid, com base num estudo realizado conjuntamente pela AFI (Analistas Financeiros Internacionais) e pela AGETT (Associação de Grandes Empresas de Trabalho Temporário) e que é considerado uma antecipação do Inquérito da População Ativa (EPA, na sigla espanhola).

As duas empresas consideram que, apesar dos indicadores, o desemprego deverá começar a desacelerar a partir de maio, com uma queda de 3,0 por cento da diminuição de emprego.

O mesmo estudo sugere que cerca de quatro em cada 10 trabalhadores em Espanha continuam a ter baixas qualificações, com estudos até à primeira etapa do ensino secundário.

Mais de metade dos postos de trabalho altamente qualificados estão concentrados nos sectores de administração pública, educação e saúde e serviços financeiros.

"Espanha tem a juventude mais bem formada da sua história. Apesar disso, estas qualificações não parecem estar à altura das circunstâncias", lamentou o director da AFI, José António Herce.

Também o presidente da AGETT, Francisco Aranda, advertiu para o "desajustamento" entre qualificação e tarefas desempenhadas, evidenciando algum "desaproveitamento relativo" do capital humano capacitado.

http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1544788

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails