À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/04/2010

Gasóleo subiu 20,5% num ano

Abastecer o carro com gasolina está mais caro 9,5 euros do que em Abril do ano passado.

O preço dos combustíveis não pára de subir, e desde Janeiro já aumentou, em média, mais de 9%. A gasolina está agora nos 1,402 euros por litro e o gasóleo vale 1,166 euros. Face ao mesmo mês de 2009, o gasóleo sofreu um aumento de 20,5% e a gasolina de 18%.

De acordo com os valores médios semanais da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina está a subir há 11 semanas consecutivas, e o do gasóleo há dez. Desde Janeiro, os combustíveis já aumentaram, em média, mais de 9%. Aumentos que coincidem com a subida do preço do petróleo nos mercados internacionais, que superou ontem a barreira dos 87 dólares por barril - face ao mesmo período do ano passado o "ouro negro" valorizou já 80%.

Actualmente, a gasolina 95 sem chumbo está a valer 1,402 euros por litro e o gasóleo está nos 1,166 euros. Contas feitas, o gasóleo subiu 20,5% (mais 19,9 cêntimos por litro) desde há um ano. Já atestar um carro a gasolina está mais caro 9,5 euros do que em Abril do ano passado. A matéria-prima encareceu 18% (mais 21 cêntimos por litro).

Ainda que os combustíveis sejam empurrados pela cotação do petróleo e a valorização do dólar face ao euro possa influenciar o preço da matéria-prima, ou a evolução do preço médio semanal ficar a dever-se à alteração dos preços à saída das refinarias europeias, que se reflecte no preço de venda ao público - justificações, quase sempre dadas pelos especialistas do mercado -, a explicação para a subida dos preços é sempre mais complexa.

Esta quarta-feira, o ministro da Economia, em entrevista ao programa "Negócios da Semana", na SIC Notícias, disse que "o nível do preço é muito elevado e nalguns casos é difícil compreender porque é que é tão elevado". Vieira da Silva avançou, ainda, que vai "procurar explicações junto das autoridades e das empresas desse sector". O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) garantiu que ainda não recebeu nenhum pedido do Governo para investigar os preços dos combustíveis. O mercado dos combustíveis já alvo de investigação por parte do regulador. Em Abril do ano passado, a AdC concluiu que não havia concertação e que os preços seguiam a tendência internacional.

Em reacção ao governante, Virgílio Constantino, presidente da associação dos revendedores (ANAREC), admitiu que o preço dos combustíveis em Portugal estão "excessivamente caros", embora tenha ficado surpreso com as declarações de Vieira da Silva, uma vez que "uma parte significativa do custo final dos combustíveis está na excessiva carga fiscal que recai sobre os mesmos". António Comprido, da Associação das Empresas Petrolíferas (APETRO), mostrou-se já disponível para explicar ao ministro porque sobem os preços dos combustíveis, acrescentando que a alta dos preços "resulta simplesmente do preço dos mercados internacionais". Já a ANTRAL aplaudiu a "preocupação" do ministro, alertando que se este não baixar, as tarifas dos táxis terão que aumentar.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1545132

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails