À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/05/2010

Vidreiros em greve para exigir 4% de aumento

Trabalhadores das três fábricas BA Vidro no país fizeram greve contra o congelamento de salários, disse, ontem, à Lusa, um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.

Guilherme Moiteiro, que é também delegado sindical na unidade da Marinha Grande, explicou que o protesto se seguiu a duas reuniões negociais com a administração da empresa, nas quais não foi atendido o aumento de 4% nos salários exigido pelos trabalhadores.

"Tentámos um acordo com a empresa, mas não foi possível chegar a um ponto de consenso", declarou, adiantando que "os trabalhadores, em plenário, decidiram partir para a greve", convocada pelo STIV e Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro.

A paralisação começou às 16 horas de domingo na fábrica de Venda Nova, às 0 horas de ontem na unidade de Avintes e às 5 horas na fábrica da Marinha Grande, terminando às 13 horas de ontem.

O objectivo foi o de que cada funcionário não cumprisse uma jornada de trabalho de 8 horas, afirmou Guilherme Moiteiro, acrescentando que na fábrica da Marinha Grande, no período que iniciou às 5 horas e terminou às 13 de ontem, dos cerca de 50 trabalhadores que deveriam estar neste turno, 92% aderiram à greve.

Já nas unidades de Avintes e Venda Nova, o sindicalista, sem adiantar números, admitiu que a adesão à paralisação foi menor, justificando com o "excesso de contratados" nessas duas fábricas.

Para Guilherme Moiteiro, os funcionários "têm de ser compensados por gerarem a riqueza" da empresa, sustentando que existia já "alguma saturação" decorrente do facto de, no ano passado, os salários não terem sido aumentados de acordo com a inflação.

Segundo o sindicalista, se o aumento de 4% fosse concretizado este ano, tal representaria, na unidade da Marinha Grande, com cerca de 250 funcionários, "na ordem dos 180 mil euros ou 0,46% dos lucros" da BA Vidro.

À Agência Lusa, a administração da BA Vidro recusou prestar declarações.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Leiria&Concelho=Marinha%20Grande&Option=Interior&content_id=1572428

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails