À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/05/2010

Trabalhadores da ex-Aerosoles entram hoje em greve por tempo indeterminado

Os 65 operários da Ilpe Ibérica, empresa do grupo de calçado Investvar, que comercializou a marca Aerosoles até ao final de Fevereiro deste ano, entram hoje em greve por tempo indeterminado. Em causa, estão os salários em atraso do mês de Abril e a falta de informações por parte da administração.

Hoje, pelas 8h00, os trabalhadores reúnem-se em frente à fábrica, em Castelo de Paiva e, ao início da tarde, partem para a sede da Investvar em Esmoriz, Ovar, onde se concentram. Os cerca de 120 operários da Glovar, empresa do mesmo grupo e também localizada em Castelo de Paiva, que estão em regime de lay-off com a produção totalmente suspensa desde o início do ano e até ao final do próximo mês, juntam-se aos colegas na viagem e na concentração.

"Os trabalhadores da Ilpe Ibérica são os únicos do grupo que ainda não receberam o salário do mês passado. A empresa está num processo de insolvência, ninguém sabe o que vai acontecer e a questão é que ninguém explica nada", adianta Fernanda Moreira, coordenadora do Sindicato do Calçado dos distritos de Aveiro e Coimbra. "Os accionistas não se entendem e ninguém assume nada", acrescenta.

A estrutura sindical está hoje ao lado dos operários na concentração e espera ser recebida pela administração da Investvar, no sentido de esclarecer os motivos dos ordenados em atraso e qual o futuro reservado para as empresas do maior grupo nacional de calçado.

Esta não é a primeira vez que a Ilpe Ibérica, que neste momento está a produzir a nova marca de calçado Move On e a trabalhar para outros clientes, tem um salário em atraso. "Os trabalhadores da Glovar também não estão satisfeitos com a sua situação. O lay-off acaba no final de Junho e ninguém sabe o que vai acontecer", observa.

Desde o início do ano que a Investvar está a pedir a insolvência das suas empresas. A única que ainda não entrou nesse processo foi a Glovar, de Castelo de Paiva. As restantes quatro encontram-se insolventes a pedido da própria administração e a Investvar Industrial já entrou num processo de liquidação.

Na altura, o conselho de administração da empresa explicava, num comunicado enviado à imprensa, que a decisão tinha como objectivos a "recuperação, reestruturação e relançamento das actividades das empresa", bem como permitir uma "retoma sustentada da actividade industrial da Investvar". A separação e gestão autónoma das actividades industrial e comercial eram, na ocasião, apresentada como certas. A Investvar previa, por outro lado, apresentar um plano de recuperação algumas semanas depois.

O grupo foi entretanto obrigado a vender as 46 lojas da Investshoes, empresa que gere a cadeia de lojas da nova marca de calçado da Investvar, situadas em Portugal, Espanha, França e Bélgica, por não ter apresentado um plano de insolvência. A Move On deixa assim de ser vendida no retalho, ficando apenas no mercado grossista.

Contactada pelo PÚBLICO, a Investvar comunicou que não presta declarações sobre a situação.

http://economia.publico.pt/Noticia/trabalhadores-da-exaerosoles-entram-hoje-em-greve-por-tempo-indeterminado_1437502

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails