À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/05/2010

Lucro da Galp subiu 32% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado

O lucro da Galp no primeiro trimestre melhorou 32%, em relação ao período homólogo, para os 65 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado enviado ao regulador dos mercados, a Galp justifica este resultado, que supera as estimativas dos analistas, com o desempenho nas unidades de exploração e produção de petróleo e de gás e eletricidade, "na sequência do aumento do preço e da produção de crude e da recuperação dos volumes vendidos de gás natural, respetivamente".

O resultado de 65 milhões de euros compara com os 49 milhões conseguidos em igual período do ano passado.

O EBITDA (lucro antes lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu, por sua vez, 15,4 % para os 177 milhões de euros, dos quais 37 % foram obtidos no negócio da refinação e distribuição.

"A produção 'working interest' de crude aumentou 39 % em relação ao período homólogo e 5 % face ao quarto trimestre de 2009, para 18,5 mil barris diários, o que se deveu ao contributo dos projetos de Tômbua - Lândana e do campo Tupi, que produziram 5,4 mil barris diários".

A empresa liderada por Ferreira de Oliveira refere, no entanto que "o negócio de distribuição de produtos petrolíferos, principalmente no mercado espanhol, foi negativamente afetado pelo atual contexto económico com impacto em margens e volumes".

As vendas de gás natural, por sua vez, aumentaram 10% no período considerado para 1,2 mil milhões de metros cúbicos, "dos quais 70% corresponderam a vendas no mercado liberalizado", acrescenta.

Segundo a Galp, o investimento no primeiro trimestre de 2010 foi de 192 milhões de euros, dos quais cerca de 50% "foram canalizados para o segmento de Refinação e Distribuição, maioritariamente no projeto de conversão das refinarias".

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Lucro+da+Galp+aumentou+32+no+primeiro+trimestre+em+relacao+a+igual+periodo+do+ano+passado.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails