À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/05/2010

Greve na Rauschert

Depois de um lay-off de um dia por semana, que se prolongou desde Janeiro até Setembro, os trabalhadores da multinacional alemã de cerâmica, Rauschert, em Trajouce, Oeiras, agendaram uma greve por melhorias salariais, para dia 14, revelou ao Avante! o dirigente do Sindicato dos Cerâmicos do Sul, Armando Neves.
Por culpa da suspensão do trabalho, as operárias passaram 2009 com menos 20 por cento dos salários e decidiram, no plenário de 28 de Abril, agendar uma greve por aumentos de 25 euros para cada trabalhador.
Depois da suspensão «foram entrando contratados», revelou o representante sindical, lembrando que, no ano passado, não houve qualquer actualização salarial e que a luta foi decidida pelos trabalhadores.

Vale a pena

Na Cimianto, foi finalmente assegurada a continuidade da fábrica depois de o sindicato bancário, composto pelo BES, o BCP e o Banco Popular, ter assumido a dívida da empresa às Finanças de cerca de 270 mil euros, revelou o dirigente sindical Augusto Nunes. Está prevista a retoma da produção ainda na primeira quinzena deste mês.
Na Postejo, em Benavente, 17 dos 50 trabalhadores estão em situação de lay-off, há três meses, motivo que levou um plenário, no dia 28 de Abril, a agendar uma greve para a próxima segunda-feira, mantendo-se a disponibilidade do sindicato para negociar.
Na Abrigada, Alenquer, os 90 trabalhadores ameaçaram com uma greve, depois de a administração ter proposto aumentos de sete euros, apenas num prémio. Foram acordados acréscimos de 19 euros, por trabalhador, nos salários.

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=33541&area=4

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails