À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/01/2009

Unidade portuguesa da Saint-Gobain suspende produção até 2010

A administração da Saint-Gobain Glass anunciou hoje a suspensão por todo o ano de 2009 da produção na unidade portuguesa de Santa Iria de Azóia, Loures, devido à crise no sector automóvel, para o qual fornece vidros.

"A decisão irá afectar em princípio todos os trabalhadores," disse à agência Lusa fonte oficial da empresa, que referiu que a paragem tem efeito já a partir de Fevereiro.

"A direcção da empresa tomou a decisão de antecipar a paragem para reparação da sua unidade de produção situada em Santa Iria de Azóia(...) Esta instalação que tinha programada a sua reparação a partir de Novembro de 2009 irá, assim, proceder à interrupção temporária da produção do seu forno na última semana do corrente mês", refere um comunicado da Saint-Gobain Glass.

"Durante a paragem realizar-se-ão os trabalhos de reconstrução necessários para o posterior arranque em 2010, que ocorrerá em data a determinar em função da evolução do mercado", acrescenta o comunicado.

A Saint-Gobain Glass justifica a paragem de cerca de um ano com a necessidade de adaptar a produção das fábricas europeias à procura actual por parte das construtoras automóveis, que a empresa diz ser de "marcada debilidade actual dos mercados português e espanhol".

"Decorrem neste momento negociações com os representantes dos trabalhadores e entidades oficiais, para estabelecimento das medidas possíveis tendentes a minimizar a repercussão social desta decisão", diz o comunicado da empresa, que tem três unidades na Península Ibérica.

No final de Dezembro de 2008, o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma minuta de contrato de investimento entre o Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Saint-Gobain Glass.

O Estado vai "conceder o benefício fiscal em sede de IRC" que prevê " a majoração de relevância excepcional do projecto para a economia nacional, na percentagem de 5 por cento", refere a Resolução do Conselho de Ministros que aprovou a minuta de contrato de investimento.

No comunicado de hoje, a Saint-Gobain Glass alerta que vai fazer reflectir nos seus preços, a partir de Fevereiro, o aumento dos custos das matérias para a produção de vidro.

Jornal de Negócios/Lusa (30.01.09)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails